Notícias
Saiba o que mais motiva os profissionais na carreira
Esta pesquisa é desde 1988.
A Catho Online, empresa de currículos e empregos na internet, acaba de lançar divulgar a Pesquisa dos Executivos 2011, realizada no mês de abril, com participação de 46.067 respondentes. De acordo com os dados obtidos, os profissionais disseram que o fator que mais o motiva na carreira é o bom relacionamento com as pessoas do trabalho, seguido por reconhecimento como bom profissional e fazer o que gosta. Acúmulo de dinheiro e bens surpreende como o fator menos importante.
Conforme aponta a pesquisa, homens e mulheres se sentem motivados pelos mesmos aspectos profissionais. Entretanto, em geral, os homens são mais motivados do que as mulheres, sobretudo quando se trata de enfrentar desafios constantes e, principalmente, na possibilidade de coordenar e gerenciar pessoas.
Quando se trata dos níveis hierárquicos, os profissionais mais motivados com a carreira e satisfeitos com o trabalho são diretores e gerentes, mesmo alegando sofrerem estresse. É interessante notar que estresse parece ter um impacto negativo maior no grau de satisfação de níveis mais baixos, como analistas, assistentes e auxiliares, uma vez que estes aparecem como estressados e menos satisfeitos ao mesmo tempo.
Os estagiários, por sua vez, aparecem como os menos estressados entre todos os níveis, e são os que estão mais satisfeitos, junto aos gerentes, ficando abaixo apenas dos diretores.
“Em níveis hierárquicos maiores os profissionais costumam atingir com mais facilidade os fatores que julgam positivos para sua carreira, como reconhecimento e fazer o que gosta, por isso acabam sendo mais satisfeitos", diz Adriano Meirinho, diretor de Marketing da Catho Online.
"No entanto, a tendência é que essa nova geração de jovens que o mercado apresenta hoje busque cada vez mais esses aspectos motivacionais, e assim se torne mais satisfeita no trabalho nos próximos anos”.
A análise contou com a opinião de 46.067 participantes, que responderam a um formulário online com 249 perguntas, questionando sobre três dimensões da vida do profissional. Foram levadas em consideração apenas as respostas de profissionais que possuem mais de 16 anos, que trabalham para empresas privadas ou mistas e residentes no Brasil. Esta pesquisa é desde 1988.