Notícias
Planejamento, peça-chave para sucesso
Além do planejamento, o empreendedor tem que estar ciente que o mercado muda toda hora”, ponderou o consultor.
Grande parte dos trabalhadores do Brasil sonha em um dia ter sua liberdade financeira, montar sua própria empresa e, automaticamente, deixar de lado as regras, horários e a subordinação de ter que trabalhar para os outros. Nos últimos anos, muitos que estão colocando em prática a ideia de ser empreendedor, não estão se arrependendo, como detalha um levantamento feito pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), divulgado no dia 31 de outubro: 30.954 empresas brasileiras consideradas como “empreendedoras” ou “de alto crescimento” foram responsáveis pela geração de 2,9 milhões de postos de trabalho, entre 2005 e 2008, o que representa 57,4% das 4,9 milhões de vagas formais criadas no período. A pesquisa mostra que essas organizações t&ec irc;m dez ou mais funcionários no ano inicial de observação e apresentam expansão média do pessoal ocupado assalariado maior de 20% ao ano, por um período de três anos, conforme critérios estabelecidos pela Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
Para Gabriel Jacintho, da G. Jacintho Consultoria e da Espaço Certo, as micro e pequenas empreendedoras são extremamente importantes para o desenvolvimento do País, uma vez que são geradoras de emprego e renda. “As pequenas empresas movimentam, e muito, o mercado brasileiro. Essas novas organizações são extremamente bem vidas nesse atual cenário de crescimento econômico, uma vez que além de gerar emprego e renda, promovem a concorrência, fazendo com que as outras empresas melhorem seus produtos e serviços e proporcionam novas tecnologias”.
Contudo, antes de pensar em abrir uma empresa é bom atentar para alguns detalhes, como explica o consultor: o primeiro passo, considerado o principal, é o planejamento, que será o fator fundamental para definir se uma empresa se destacará no mercado, será mais uma no mercado ou irá à falência em pouco tempo. “É imprescindível conhecer de perto quem são e o que exatamente fazem os concorrentes; o perfil dos clientes; o custo da empresa; a tecnologia e mão de obra necessária; e os fornecedores. Todas as atividades empresariais, assim como as pessoas e tudo na vida, têm seus prós e contras, lados bons e ruins. Por exemplo: quem pensa em abrir uma sorveteria, deve ter em mente que as vendas cairão bastante nos dias frios e nos meses de inverno. É importante conhecer esse universo também”.
De acordo com Jacintho, que está no ramo de consultoria empresarial há mais de 20 anos, planejar a empresa exige tempo e dedicação. Ele lembra de uma pesquisa feita pelo Sebrae, de agosto de 2010, a qual apontou que 27% das empresas fecham as portas no primeiro ano de funcionamento. “O número é bem alto e, na maioria dos casos, as organizações encerram suas atividades porque os empreendedores não seguem os aspectos básicos de planejamento empresarial. Além do planejamento, o empreendedor tem que estar ciente que o mercado muda toda hora”, ponderou o consultor.
Sobre o Grupo G.Jacintho Consultoria - A G.Jacintho, fundada em 1988, é uma empresa de assessoria e consultoria, especializada nas áreas contábil, fiscal, trabalhista e financeira. Atualmente tem se destacado pela prestação de serviços de gestão administrativa e financeira para empresas nacionais e estrangeiras de diversos portes, na indústria, comércio, serviços e comércio exterior. Recentemente, o Grupo fundou mais uma organização: a Espaço Certo, um conjunto de escritórios virtuais que tem por meta alavancar os negócios das empresas que pretendem se estabelecer na Baixada Santista. Visando atender a nova demanda da indústria de Petróleo e Gás, bem como outras atividades que hoje se desenvolvem na região de Santos, a Espaço Certo, considerada um “verdadeiro hotel de empresas”, oferece infra-estrutura e apoio administrativo necessários para as empresas que desejam firmar base em um local privilegiado e não querem se preocupar com trâmites burocráticos.